Friday, September 14, 2007

Explicações sobre o amarelo...

Algumas pessoas comentaram comigo (apenas a Manu comentou no blog) sobre o enigmático título de uma de minhas postagens (... e o amarelo é... Patrola). Antes que eu explique o por que do título, vou aproveitar para falar um pouco sobre a IMPORTÂNCIA DOS CLÁSSICOS. Putz, agora virou texto viajandão. Mas continue lendo que você acabará entendendo esta volta, aparentemente gigantesca, que estou dando. Vamos lá, então.
É curioso, mas quase todo mundo começa a ler com os autores de sempre: Paulo Coelho, Castañeda, Lobsang Rampa, Dale Carnegie, Lair Ribeiro, e, mais recentemente, Dan Brown. Não estou dizendo que eles não tenham valor. Ao contrário, acho que os livros do Lair Ribeiro são uma ótima pedida para uma noite fria (afinal, um livro pega fogo mais fácil, e assim você não passa frio). Em todo caso, é interessante que, após utilizarmos a turma aí de cima para desenvolver o gosto pela leitura (embora eu tenha a certeza que é melhor pegar o hábito desde criança com os livros infantis do Monteiro Lobato, Érico Veríssimo e muitos outros autores mais interessantes que a turma dos best-sellers), passemos também a apreciar, e digerir, por que não, os clássicos. Aí sim estaremos falando de textos de verdade. Eu, por exemplo, sou grande apreciador da obra de Aristóteles, e, até hoje, cito seus livros para meus alunos (um dos melhores caminhos para aprender a escrever textos publicitários, e, é claro, para aprender a escrever). Da mesma forma, adoro Nietsch, Conte, Weber, Platão e Sócrates (que, ao contrário do que "pença" o presidente lulinha, não era o centroavante do "curíntia").
Aliás, falando no Lula, EU ESTOU CONVENCIDO de que é através dos clássicos que chegamos a um conhecimento mais profundo de nós mesmos, e, conseqüentemente, passamos a formar uma consciência crítica (o que é isso?) acerca das coisas que nos cercam. Então, ou passamos a ver o mundo com os olhos de Aristóteles, ou passamos a ver o mundo com os olhos do Lula (que, diga-se de passagem, nunca leu nada...). Dito isso, voltemos ao AMARELO PATROLA.
Se você chegou até aqui você vai compreender por que esta amarração de amarelo, lulinha, Sócrates, clássicos, Aristóteles, Lair Ribeiro e textos publicitários. Pois bem, outro dia fui assistir a um show da banda Amarelo Patrola, que, entre seus componentes, tem o Sílvio VITOR Santos e o Barzotto, galera aqui da FADEP. E, pelo jeito, sabe o que esta galera fez nos primeiros vinte e poucos anos da suas vidas? ESCUTOU OS CLÁSSICOS. Sim, os clássicos. Led Zeppelin, AC/DC, Deep Purple, Pink Floyd, Black Sabbath e muitos outros. O resultado? CLÁSSICO. Eu "ricomendo".
Como é bom escutar, ler, comer, amar, beber, estudar, conhecer, enfim, viver (e conviver) com os CLÁSSICOS. Eu, por enquanto, sou pop, mas se Deus (outro clássico) quiser, ainda vou estar entre eles. Longa vida ao Rock´n Roll, a Aristóteles, a Led Zeppelin, a Kant, e a todos os outros clássicos.
Em tempo: A Amarelo Patrola está no caminho para tornar-se um clássico, ainda que seja para mim. E, como diria o saudoso Ibrahim Sued, "ademã, que eu vou em frente..."

15 comments:

Dayanne said...

Oi Andrei, se você já viu o meu blog, deixa um recado....t+

MANU said...

Então como diria o "grande filósofo" Jack Estripador: "Vamos por partes" :-P.

Primeiro o lance dos livros clássicos. Eu sou UM POUQUINHO menos tolerante que você, mantenho um pé atrás com quem define Paulo Coelho (e outras linhagens de auto-ajuda), bem como todos os tipos de leituras sofríveis, de leitura. Não acho que isso valha nem pra iniciantes, então desnecessário é entrar no mérito de quem estaciona nessas coisas. Preferível é começar com a Turma da Mônica e a Coleção Vaga-lume, muito mais divertido e menos bobo que as "tradicionais leituras pra iniciantes". Você agora deve ta rindo (quase posso visualizar) e pensando: "Êta Manu, radical até nisso". Mas não é questão de radicalismo, é que me aflige saber da existência de tantas obras que infelizmente não teremos anos de vida suficiente pra lermos e ao mesmo tempo tanta gente perdendo tempo com "cultura descartável".

Tu bem citou, Monteiro Lobato e Érico Veríssimo. Vamos desde cedo ensinar nossas crianças a gostar do que é bom, que inclusive é bom pra qualquer idade (lembra que dia desses tu achou um do Lobato na minha bolsa?)

A mesma coisa vale pra música, com tanta coisa lamentável pipocando na mídia atualmente, criar coisas com qualidade e manter o "IBOPE" do que já foi criado e vale a pena, é praticamente uma obrigação. Isso tanto com os clássicos do Rock gringo, MPB, Samba de Raiz e claro, Rock Nacional e falando em Rock brasuca se fala sim em Legião Urbana (e nem adianta torcer o nariz...rsrs), entre tantas outras bandas boas que contribuíram pro cenário musical do país.

Se tiver gente que quer esvaziar a mente com material fecal que tem por aí (inclusive montando bandinhas, umas clones das outras e todas com som muito ruim), livre arbítrio, meu caros, mas eu prefiro mandar pra dentro dos meus ouvidos (e cérebro) algo bem melhor. E eis onde está o mérito do Amarelo Patrola (Ahá, chegamos onde queríamos?) Eles de fato, tocam clássicos, tocam o que é bom. Falei e reitero, não simpatizo com alguns integrantes, mas classificar o som como ruim por esse motivo seria babaquice, é como dizer que um quadro lindo é feio só porque o pintor é um cretino. O que penso em relação ao Amarelo Patrola é QUASE o mesmo que penso em relação ao Caetano Veloso (claro, guardadas as devidas proporções, já que os caras do Amarelo não são tão chatos e nem tão talentosos como o Caê), me agrada o som, mas ele como "pessoa física" é um pé!

Mas claro que o Amarelo Patrola poderia tentar compor coisas repugnantes, como muita bandinha, ou ainda fazer cover, mas de músicas intragáveis. Ao invés disso eles tocam clássicos, contribuem pra divulgação desses puta sons e talvez estejam contribuindo também pra mudar o gosto musical da moçadinha, apresentando "gigantes" que nem todo mundo conhece. Tenho minha opinião pessoal, sobre os integrantes da banda no aspecto particular, mas no momento isso pouco importa, falamos aqui de música e nesse assunto eles estão de parabéns, tem bom gosto e tocam bem.

Anonymous said...

Vejo que um disco clássico ou uma música clássica leva á uma boa leitura, ouvir Frank Jorge me leva a ler poemas de amor, ouvir John Lennon me leva a ler sobre guerras e suas barbaridades.
Acredito seriamente que nas profundezas da cidade de Pato Branco exista um lugar onde os grandes deuses do rock como Jim Morrison, Kurt Cobain, John Lennon, George Harrison e muitos outros se encontram para tocar. Só pode!
Porque muitas bandas de pato branco tocam versões covers de clássicos do rock?
Vejo que o rock da banda AMARELO PATROLA é do bom, eles estão no caminho certo são músicos talentosos e com certeza tem um futuro brilhante pela frente, na minha opinião a música tem o poder de mudar pessoas, os clássicos mudam as pessoas, como mudaram a mim e provavelmente você.

Gabrieli N. Enderle said...

Ih, um professor que não atualiza o blog? Que incentivo, nós, pequenos pupilos teremos?
Bah.

Adolfo Pegoraro said...

E viva o Grêmio! O blog serve também para ser placar eletrônico. Portanto: Grêmio 2x2 Atlético-MG. Hehe. Que nada. Viu, mas eu passei aí pra dizer qua atualizei o meu blog e prometo ser um aluno mais dedicado. Só não lembro as atividades que devem ser feitas. Mas eu me informo, pode deixar.

Chris said...

Olá,
Cheguei até aqui através do blog da Manu, e como lá estava escrito que ela perde tempo lendo, aposto que não seria tempo perdido (a não ser a música da Legião), já que essa guria é fogo! Bom, cheguei aqui e cheguei ao final do texto e esse post longo é só prá dizer que eu gostei muito e sempre que der....passarei por aqui...rsrs T+

Chris said...

Quanto à Monteiro Lobato...

Realmente seus livros são clássicos, mas eu particularmente não gosto dos trechos preconceituosos.

Mister G Estudio said...

e aí Andrei!
Só você mesmo ehehe

abraço meu velho e apareça

João Otávio said...

te larguei andrei..
manda os aluno faze blog e nem pra olhar???
ma que tipo???

Darce Almeida said...
This comment has been removed by the author.
Darce Almeida said...

E aí Andrei, blza!
Tô t mandando o endereço eletrônico do meu blog:
http://www.darcejor.blogspot.com/
Abraço

Lucas Augusto said...

Grande Andrei!! Parabéns pelo blog. Concordo com tuas falácias sobre a introdução a leitura, acredito que toda leitura é digna de algum aprendizado, mesmo que seja de um Lair Ribeiro, inclusive tenho um joguinho dele aqui em meu armário que faz você pensar muito, é excelente para desenvolver o pensamento. Mas voltando ao tema livros, Dan Brow é a literatura contemporânea, vamos fazer o seguinte, comparar e misturar literatura com música. Os clássicos são tão bons quanto o contemporâneo, dependendo do ponto de vista. Podemos dizer que Led Zeppelin, AC/DC, Pink Floyd e Black Sabbath igualam-se ao nível de Platão, Sócrates e afins, bem como, Dan Brow, Paulo Coelho e outros também se equivalem a música contemporânea como Red Hot Chilli Peppers, Alice in Chains, Three Days Grace, The Frattelis, e porque não os brasileiros Cachorro Grande, Los Hermanos e talvez mais contempoâneo ainda MopTop. O que eu quero dizer que é Platão e Sócrates inspiraram os escritores contemporâneos bem como, não existiria The Fratellis sem Led Zeppelin e Beatles, não existiria Red Hot sem AC/DC e Black Sabbath. Por isso que na minha opinião Amarelo Patrola vai longe, porque se inspirar nos Clássicos nada mais é do que recriá-los. Quero ver esses guris do Amarelo Patrola nos grandes palcos brasileiros. Grande Abraço.

Blog Desativado said...
This comment has been removed by the author.
Blog Desativado said...

http://www.comunicamundi.blogspot.com/

o Resto é contigo!

abraços, valeu

gabriel said...

oi